5 de out. de 2011

(BLOG DO RICK) Chega O Filho de Netuno!

Saudações de Columbia, Carolina do Sul, onde estarei fazendo minha primeira sessão de autógrafos de The Son of Neptune. Estou tão animado por compartilhar este novo livro com todos vocês! Espero que todos gostem.

Se você está planejando participar de algum dos eventos, cheque o site olympianweek.com para todos os detalhes. Eu também lhe encorajaria a ligar para a livraria que sediará o evento antes de ir lá, pois alguns eventos já esgotaram, e cada evento tem diretrizes, que são definidas pela editora e pela livraria patrocinadora.

A cada livro, eu fico impressionado e agradecido por tantos leitores gostarem do meu trabalho. De verdade, eu sou abençoado por ter este trabalho de contador de histórias, trazendo mitos antigos para o século XXI. Obrigado a todos por lerem!

O único lado ruim de os livros se tornarem tão populares é que eu não tenho tanto tempo para curtir com meus fãs como costumava ter. Isto me lembra de como é ser um professor, em que eu acompanhava 100 crianças no primário em passeios escolares. Um aluno pode pedir para parar na cafeteria do museu no caminho para alguma atividade, e a criança ficava irritada quando eu dizia que não.

“Por que não?”, ela perguntava. “Só vai levar um segundo. Se eu estivesse aqui com meus pais, eu poderia ir!”

Eu teria de explicar que as regras mudam quando se faz parte de um grande grupo. Se um aluno para para comprar refrigerante, todos os demais alunos vão querer ter a mesma oportunidade. Cem alunos parando “só um segundo” para comprar um refrigerante se torna em uma hora de fila, e, de repente, o passeio acabou e tudo que visitamos foi a cafeteria (com o que, claro, os alunos poderiam conviver, mas seria difícil justificar o valor educativo da viagem).

Meu ponto é que minhas sessões de autógrafo têm evoluído conforme as multidões ficaram maiores. Costumava ser possível conversar bastante com cada criança, o que eu realmente aprecio, assinar e personalizar cada livro de cada fã, e tirar uma foto com cada criança. Tristemente, com os números que esperamos nas sessões deste ano, isto não será viável. Na maioria dos eventos, eu somente poderei assinar dois livros por pessoa, e não podemos tirar fotos posadas. Apesar de acolher cada fã que me faz uma pergunta quando e conhecem, nosso tempo juntos é de apenas alguns segundos.

É desapontador para mim, e eu não sou uma pessoa que goste de desapontar meus fãs, mas eu também sei que temos que fazer a fila para autógrafos andar para que o evento não dure dez horas e as crianças no fim da fila esperem até as duas da manhã para me conhecerem. E, é claro, ficar sentado todo este tempo também seria bem difícil para mim. Eu digo isto porque eu quero que você saiba o que esperar (e o que não esperar) quando chegar ao evento. Vai ser muito divertido, mas as regras mudam com grandes grupos.

Algumas dicas:

1) Autógrafos e personalização. Em muitos dos eventos de agora, eu só poderei assinar dois livros. Então você poderá ter meu autógrafo em dois livros, mas sem personalizações. Se o evento permitir personalizações, será “Para Sam”, “Para Marie”, etc. Eu não poderei escrever: “Para meu fã favorito e futuro escritor, com esperança de que siga seus sonhos e se torne a melhor pessoa do mundo”. Eu torço para que seja verdade, é claro! Eu só não terei tempo de escrevê-lo. Novamente, eu sei que não parece ser pedir demais. Se fosse apenas uma pessoa na fila, ou até cinquenta, de fato não seria. Mas com centenas e centenas esperando, estes parágrafos de texto extra se somam rapidamente. Nós temos que limitar a quantidade de livros por pessoa pela mesma razão. Eu gostaria que não precisássemos fazê-lo, mas, pelo bem das pessoas atrás de você na fila, e pelo bem da mão cansada do autor, nós devemos.

2) Fotos. Eu não tinha ideia de quanto tempo levava para tirar uma foto até começar a fazer grandes eventos! Parece um pedido tão simples, não? “Vamos tirar uma foto?”

Em uma grande multidão, não existe isso de foto rápida. O pai não sabe mexer no telefone. O telefone não funciona. A bateria acabou. A foto não foi salva, por algum motivo. Nossos olhos estavam fechados. A foto saiu borrada. Fiquem um pouco mais juntos. Agora com todos na foto. Agora com a minha outra câmera. Eu rapidamente passei a entender o porquê da criação da regra de “sem fotos posadas” pelo meu editor. Eu adoro tirar fotos com fãs quando são um pequeno grupo. É divertido! Mas se nós tentássemos dar a todos esta chance em um grupo de 500, 600, 2000 pessoas (como eles estão esperando em alguns eventos desta semana), nós ficaríamos lá literalmente a noite toda. Nós não podemos fazer isto, mas pais são bem-vindos a ficarem de lado e tirarem fotos rápidas enquanto estou conhecendo as crianças. Apenas fique pronto, pois o momento passa rápido!

Outro apelo sobre as fotos: pais, deixem as crianças aproveitarem a experiência de falar comigo sem ficar obcecado tentando capturar tudo em filme. É muito comum que minha interação com um jovem fã seja completamente abafada por um pai berrando ao lado “John, olhe para cá! John! John, sorria! Não, John, vá para a esquerda! Olhe para cá!”. E então o momento se foi. A criança tinha uma pergunta a me fazer, mas não teve tempo. Então ele é retirado da fila e ele não me conheceu de verdade. Não falo isso para ser crítico, mas é fácil se deixar levar pelo frenesi da multidão e ficar tão ocupado capturando aquele momento que você não vive o momento que está tentando gravar.

3) Perguntas. Claro! Perguntas das crianças, conforme a fila anda, são bem-vindas. Não tem problema se elas não quiserem perguntar, mas você pode pegá-las pensando em uma para que na hora ela não congele e depois se arrependa de não tê-la feito. Na maioria dos eventos, eu terei uma conversa geral com todos para começar, quando as perguntas mais básicas já devem ser respondidas, como “Em que você se inspira?”. Nós provavelmente só teremos tempo para uma pergunta por criança.

Outra dica para os pais: deixem a criança ter seu momento! Muitas vezes eu vou conhecer uma criança na fila e a conversa se passa assim:

Michael: “Oi, eu sou o Michael!”

RIck: “Oi, Michael! Prazer em conhecê-lo! Você tem alguma pergunta para mim?”

O pai de Michael o tira da frente e diz: “Eu tenho uma pergunta…”

Não que eu também não goste de falar com os pais, mas, considerando nosso tempo limitado, se a criança é a fã, deixa a criança fazer a pergunta!

4) Brindes. Nos primeiros dias de Percy Jackson, eu costumava fazer camisas do Acampamento Meio-Sangue e distribuí-las para algumas crianças na platéia. Eu não faço mais isso. O tamanho da multidão faz disso impossível, e eu percebi que algumas famílias ficavam tão obcecadas em conseguir uma camisa que se esqueciam que estavam ali para ter seus livros autografados. Elas ficavam muito chateadas se não fossem escolhidas para ganhar uma camiseta. Agora, nos meus eventos, as crianças vêm com camisas do Acampamento ou com outras fantasias que elas mesmas fizeram, e é incrível ver suas criatividades em ação! Muito melhor do que pais se preocupando com seu filho ganhar ou não um brinde em particular. Pode haver alguns pequenos presentes dados pela editora (camisetas não), mas tente não se focar neles. Eles não são o mais importante. O fato de que seu filho se animou para ir em um evento de livros: isto sim é importante!

Ok, vou parar com este papel de professor agora. Espero que não tenha parecido que eu estava resmungando, porque não é isso. Eu amo, amo, amo conhecer meus leitores, e eu tenho a melhor profissão do mundo. Eu só não quero pessoas aparecendo nos eventos com falsas expectativas sobre o que podem encontrar lá. Nós nos divertiremos muito, mas, como eu disse antes deve haver limites quando se está lidando com multidões deste tamanho. Parte de mim deseja que eu possa ter aquelas sessões íntimas de autógrafos que eu costumava ter, mas outra parte pensa “Que incrível que tantas famílias queiram vir celebrar meus livros!”.

Se você virá a algum evento, eu te vejo lá! Se eu não for visitar alguma cidade próxima a você, também está tudo bem. Como eu sempre digo, a melhor maneira de me conhecer é lendo os livros. Esta é minha conversa com meus leitores, e o verdadeiro tempo juntos que dividimos.

Fonte: PercyJacksonBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post: