22 de ago. de 2011

OS COMPLETOS DEUSES E DEUSAS DO ANTIGO EGITO



Adorados por mais de três - quintos de historia registrada, deuses e deusas do antigo Egito estão entre os mais fascinantes dentre a civilização humana. Tanto a vida dos faraós quanto dos plebeus era dominada pela necessidade de honra, adoração, e pacificar o grande panteão de divindades. Dê suntuosas pinturas de tumbas e imponentes templos a humildes santuários domésticos, incontáveis tributos por todo Egito refletem a riqueza e complexidade dessa mitologia. Esse livro examina a evolução, adoração e eventuais declínios de numerosos deuses e deusas, desde menores figuras domésticas como Bes e Taweret até as todo-poderosas divindades Amon e Rethat fizeram do Egito a mais completa sociedade teocrática do mundo antigo, e fizeram dos egípcios, de acordo com Heródoto, “mais religioso que qualquer outro povo”. “Ascensão e Queda dos Deuses” (Rise and Fall of the Gods-título original) considera a origem das divindades egípcias, suas lutas para controlar forças cósmicas, e seus eventuais declínios. “Natureza dos Deuses” (Nature of the Gods-título original) examina as formas, aparências e manifestações dessas divindades, assim como a transcendência das divindades proeminentes, como Amon. “Adoração dos Deuses” (Worship of the Gods-título original) introduz rituais e mistérios da real adoração egípcia, incluindo a importância dos templos e festivais. “Realeza e os Deuses” (Kingship and the Gods-título original) discute sobre a ‘suprema-importancia’ do rei, que serviam como ponte entre os deuses e a humanidade. “As muitas Faces do Divino” (The Many Faces of the Divine-título original) é um catálogo único, sobre os deuses e deusas do Egito, agrupados de acordo com suas primeiras formas, discutindo sua iconografia, mitologia, e adoração, e suas influencias pelo tempo. Com centenas de ilustrações e desenhos especialmente encomendados, este um guia oficial e compreensível das divindades que constituem o coração da religião e da sociedade egípcia.
Resenhas:
Comentário editorial - Reed Business Information (c) 2003
O egípciologista Wilkinson apresenta um limpo, compreensível e lindo guia ilustrado (p&b ou colorido) da desconcertante disposição das divindades egípcias – um completo catálogo dos deuses e deusas, complementado por exames da história da religião egípcia, da ascensão e queda dos deuses, e da maneira em que eles eram adorados. O Egito Antigo era, diz Wilkinson, o mais teocrático dentre qualquer cultura antiga; religião permeava diariamente a vida de plebeus, bem como dos faraós. Este volume destaca a riqueza das crenças do antigo Egito: literalmente dezenas de divindades são discutidas, agrupado por aparência: antropomorfismo masculino e feminino, mamíferos, aves, etc. Pra cada deus ou deusa, o autor discute sua mitologia, iconografia e forma de adoração. Amon, ou Amon-Rá, por exemplo, um dos principais deuses antropomórficos masculino, é discutido como deus criador, deus do sol e da fertilidade, entre outras atribuições. Ele foi originalmente retratado com a cor vermelha; e foi honrado com templos em Karnak e Luxor. Este é um excelente trabalho referencia para colegas egípciologistas e qualquer um fascinado pela cultura do Egito antigo. (May).
Resenha por usuários:
Comentário do usuário - Sara – Goodreads
Esse é outro daqueles essenciais livros de referencia para qualquer estudando o Antigo Egito, o que me parece que estou fazendo muito recentemente. É uma paixão antiga, e aqueles, dentre meus amigos que me conhecem bem sabem que é o sonho da minha vida visitar o Egito e ver todos aqueles lugares sagrados eu mesma. Eu tenho vontade de ir lá desde meus 10 anos. Cedo.
De qualquer maneira, este livro fornece uma excelente explicação dessa complexa religião o que complementa e argumenta o que fornecido no livro de Geraldine Pinch, comentado anteriormente. Eu noto que me refiro a ele muitas vezes. Eu o recomendo como uma ótima referencia de trabalho.
Comentário do usuário - Jenny – Goodreads
É uma boa crônica oficial da maioria das divindades do Antigo Egito, mas eu queria que fosse mais compreensível. Uma das minhas fascinações com essa civilização, já morta de longa data, é sua religião, ou seja, a lista de deuses e deusas que parece interminável. Não me entenda mal, eu realmente gosto dessa obra, mas tem muito mais coisas que Richard Wilkinson (um dos meus autores favoritos no assunto) poderia ter posto.
A despeito disto, eu definitivamente recomendaria esse lindo e contextualmente rico compêndio (livro). Você não poderia querer melhor autor para fazê-lo.
Comentário do usuário - Lisa – Goodreads
Eu comprei esse livro numa loja numa viagem para o Egito e decidi lê-lo ao invés de dormir nas primeiros noites. Depois de visitar o Templo de Karnak, eu o usei de referencia para escrever minha pequena história: O lado negro de Amon (The Darkside of Amun-título original). Eu altamente o recomendo para qualquer um interessando em Egiptologia.

Se for utilizar o post favor dar os devidos créditos.

Fonte 1 e Fonte 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post: